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Coluna Empreendedor na Prática – 21ª Edição Tema – A pandemia provocou mudanças na forma de comprar do seu cliente

Prezado Leitor,

Nesta 21ª Edição citaremos a mudança da relação de compra e venda, brutalmente transformada com a pandemia. De um lado clientes sem sair de suas residências, mas com as suas necessidades. Do outro, comerciantes obrigados a manterem seus estabelecimentos fechados por conta de um inimigo invisível que adentrou em seu estabelecimento impondo novas ordens e provocando a transformação para sobreviver ao “caos econômico” gerado.

Obrigados a fechar as portas pelo coronavírus, os varejistas brasileiros aumentaram sua presença no comércio eletrônico em poucas semanas. Já os consumidores, impedidos de sair às ruas, compraram 30% mais na internet em abril na comparação com março.

Na pandemia, o e-commerce ganhou milhares de novos clientes em um intervalo muito curto e que devem manter este hábito depois. A tendência fortalece as plataformas de gigantes do comércio on-line, mas acentua a crise que o varejo físico já enfrentava antes. Algumas coisas que eram para ser temporárias estão se tornando cada vez mais definitivas. Uma delas é a compra online. Afinal, Já se passaram alguns meses desde o início da pandemia e com isso, as empresas precisaram se adaptar às mudanças.

Principais ferramentas para vendas online utilizadas pelos clientes:

  • WhatsApp: 84,3% dos usuários
  • Instagram: 55,2% dos usuários
  • Facebook: 48,2% dos usuários
  • Site próprio: 14,7% dos usuários
  • Vendas por telefone e aplicativos móveis (iFood, Uber Eats, Rappi, GetNinjas e outros): 7,9%

O futuro do consumo num cenário pós-covid-19 será tal qual vivenciamos neste exato momento. Nesta crise sanitária, alguns segmentos que em países como o Brasil não tinha muita representatividade no setor, como é o caso de supermercados e farmácias, eles apresentaram um crescimento de quase 300%, se caracterizando como modelo dos novos hábitos de consumo.

Cada vez mais pessoas optam por adquirir pela internet itens de necessidade básica, como produtos destes segmentos – supermercado ou de farmácia. Enquanto isso, itens de maior valor agregado, como eletrônicos, ficam em segundo plano.

Se para o varejo de modo geral, a queda tem sido significativa, as vendas pela internet apresentaram boas notícias, com um crescimento de forma considerável, ou melhor, aproximadamente 81%. Em média 44% dos consumidores não pretendem mudar seus novos hábitos de consumo, como o trabalho remoto, aulas à distância, transações digitais, pedidos on-line e aplicativos de Delivery, mostrando que a sociedade e o consumo sofrerão profundas transformações. Estas transformações já estamos vendo. Em todo o Brasil não existe município sem as vendas de forma online.

Mudanças ocorreram sim e em segmentos onde a presença do cliente é fundamental. Empresas do segmento de Beleza e Estética, a exemplo dos salões de beleza e centros de estética, com a reabertura do comércio passaram a oferecer, também, o agendamento “in house”, onde o atendimento ocorre na residência do cliente e na hora marcada.

A troca de produtos e serviços por opções mais acessíveis é outra grande tendência, devido à crise financeira e as Plataformas que oferecem essas vantagens também vão sentir essa mudança. Na esteira da Uberização, plataformas para contabilidade, gestão e serviços como a portaria remota, por exemplo, vão ser opções para reduzir os custos.

O Relacionamento com o cliente que é um conceito, muito antigo, de marketing que expressa a conexão permanente entre uma empresa e seus consumidores mudou de um dia para o outro inclusive a gestão dessa relação de fidelização. O cliente não vai mais defender a sua marca. Ele vai ser um legítimo consumidor daquele serviço que lhe traga acima de tudo, comodidade, excelência e segurança!  As mudanças já ocorreram e não tem mais volta.

Finalizando. Reinvenção! Esta é a palavra para o momento. A todas as pessoas cabe se reinventarem, cuidarem de sua saúde e planejarem seus negócios. Uma nova sociedade emergirá, quiçá uma sociedade mais igualitária e mais solidária, pois, são nas dificuldades que crescemos e ganhamos experiência e maturidade. A relação entre o comerciante e seu cliente mudou e cabe a você se preparar cada vez mais para atender o seu cliente. MUDE-SE! Aquela velha forma de vender, está mudando!

Um forte abraço e até a próxima edição.

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4 Replies to “Coluna Empreendedor na Prática – 21ª Edição Tema – A pandemia provocou mudanças na forma de comprar do seu cliente”

  1. Indira

    A gente precisa se adaptar as novas realidades que vão surgindo, a internet é mais uma dela. Quem sabe aproveitar, sai na frente, sempre. Empreender é isso! Parabéns pela coluna!

  2. Ricardo Maciel

    Excelente! O impacto será gigantesco mesmo. Ja começamos as mudanças e acredito que esse crescimento exponencial do comercio on-line é uma grande alavanca para os empreendedores. Infinitas oportunidades de realizar sonhos e inclusão dos pequenos comerciantes em mercados gigantescos…é usar os braços e remar pois agora temos um oceano para navegar lotados de diferentes clientes para conquistarmos…ou seriam dedos para teclar? Criatividade, determinação, marketing, customização…tem muito trabalho para todo mundo…aguardando a nova edição, obrigado Wladimir!

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